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  • Secretaria de Saúde realiza palestra de prevenção contra quedas de idosos

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    Numa iniciativa da Secretaria de Saúde foi realizada na manhã de terça-feira, dia 04 de outubro nas dependências do Abrigo de Idosos interessante palestra abordando cuidados a serem observados para evitar acidentes e consequentes quedas de idosos.

    A promoção integrou o rol de atividades pertinentes a Semana de Prevenção contra quedas de idosos e teve como palestrantes o Adilson – Fisioterapêuta que atua no NASF, e a Vanessa Babugem – Coordenadora da Atenção Básica. Pelo menos 50 pessoas participaram, incluindo integrantes dos grupos de caminhadas, funcionários do Abrigo de Idosos, profissionais de saúde, enfim, foi uma iniciativa bastante proveitosa.

    Estatísticas comprovam que a cada ano aumenta o número de acidentes (quedas) tendo idosos como vítimas, e exatamente para diminuir os casos em Hidrolina  que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo iniciativas como palestras direcionadas  a demanda da melhor idade.

     

    Aprenda Como Prevenir Quedas Em Idosos

    O envelhecimento é um processo progressivo e contínuo que traz consigo diversas alterações bioquímicas e funcionais danosas. Existem diversas patologias que acometem os idosos comprometendo aos poucos a execução de atividades diárias simples, ocasionando redução progressiva na autonomia e na adaptação natural ao meio que vivem. Com isso, o risco de sofrerem quedas se torna cada vez maior à medida que a idade aumenta, além de que diversos fatores estão envolvidos neste evento, principalmente os que estão relacionados às condições inadequadas do ambiente doméstico.

    Tratando-se de que a queda ocorre principalmente em ambiente doméstico podemos prevení-la com simples medidas que possam facilitar a execução de atividades diárias dentro de casa.

    Cada cômodo merece atenção especial:

    Banheiro:

    1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
    2. Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
    3. Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;
    4. Instalar barras de apoio laterais e aumentar a altura do assento sanitário;

    Quarto:
    1. Usar tapetes fixos ao chão e não encerar o piso;
    2. Usar sapatos com solado antiderrapante;
    3. Ajustar a altura da cama e colchão firme;
    4. Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama;

    Sala:
    1. Deixar o caminho livre de fios e sem bagunça;
    2. Preferir sofás firmes e altos;
    3. Utilizar poltronas com braços;

    Cozinha:
    1. Utilizar armários fixos e de fácil alcance;

    Escadas:
    1. Deve possuir corrimão nas laterais;
    2. Estar livre de objetos;
    3. Utilizar fitas antiderrapantes nos degraus;
    4. Ter interruptores de luz na parte superior e inferior da escada;

     

    Além de por em prática as dicas de como melhorar o ambiente para o idoso, deve-se realizar exames oftalmológicos regularmente, manter uma dieta saudável rica em cálcio, vitamina D e tomar banhos de sol para fortificar os ossos; rotular os medicamentos e tomá-los na hora certa, procurar seguir um programa de atividades físicas que visem o equilíbrio, coordenação e força muscular.

    Cuide-se sempre!